segunda-feira, 4 de abril de 2011

Primeiro Post: INTERPRETANDO UM ANÚNCIO DE EMPREGO

Para inaugurar o Blog, partirei da questão que, atualmente, é um dos meus grandes problema na fase de recrutamento: candidatos que não sabem interpretar um anúncio de vaga.
Uma das coisas que mais me irrita quando divulgo uma nova vaga, é desperdiçar um bom tempo desenvolvendo o texto, as informações, os requisitos, para no final, candidatos sem o menor perfil, lotarem minha caixa de e-mails com seus currículos. Saber interpretar um anúncio de emprego e capacidade de auto avaliar-se é algo raro hoje em dia. Poucas pessoas conseguem ler o anúncio e perguntar-se: Realmente tenho o perfil que a empresa busca?

Seguindo essa linha, logo teremos de formular anúncios de empregos comentados. Acho que seria mais ou menos assim:


CARGO: Auxiliar contábil (E isso quer dizer com formação específica, e não formação em Biologia, Secretariado Executivo e muito menos Direito)

REQUISITOS:
- Excelente Conhecimento em Excel (O anúncio está pedindo excelente! Não pede "mais ou menos", não pede "básico" e também não diz que a empresa tem tempo de te esperar fazer um curso porque você se auto define como alguém que "aprende rápido");
- Carteira de Habilitação B (Com isso subtende-se que, sim, você precisa SABER DIRIGIR);
- Veículo próprio (o SEU veículo próprio, não o veículo próprio da sua mãe que tem academia nas terças e quintas, ou veículo próprio do seu irmão que tem aula nas segundas e sextas);
- Experiência comprovada na área (isso quer dizer a empresa não está buscando candidatos "dispostos a encarar novos desafios", que traduzido significa: Não tenho a mínima noção do que se trata mas,vai que...)

Algumas coisas podem parecer exagero, mas infelizmente não são. Tudo aqui é baseado em fatos reais. Óbvio que tudo isso é fruto dos infindáveis problemas da educação falha, da escassez de empregos, porém, essa análise fica por aqui.

Próximo Post: O Currículo. Assunto que parece tão desgastado, mas que certamente é responsável por colocar fim às expectativas de muitos candidatos ainda na primeira parte da seleção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário